X Frágil E Inclusão Escolar

X Frágil E Inclusão Escolar

A Síndrome do X Frágil (SXF) é uma perturbação do desenvolvimento que resulta de uma mutação do cromossoma X, sendo a forma mais comum de deficiência intelectual hereditária. As características cognitivas, comportamentais, linguagem e fala, relacionamento interpessoal e social e funções executivas são as que mais afetam na escolaridade das crianças com esta Síndrome.

Seus sintomas são semelhantes a outros atrasos, como de Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) ou relacionados com a Deficiência Intelectual (DI) e devido a este fator é necessário o diagnóstico através do exame genético. Grande parte das crianças com SXF, principalmente as de sexo masculino, apresentam atraso na linguagem, ecolalia e discurso perseverante, contacto visual pobre, movimentos estereotipados e dificuldades nas interações sociais, gerando um desafio para a educação inclusiva.

Esta obra, resultado de uma pesquisa envolvendo pais e professores em Portugal e no Brasil levará o leitor a compreender como ocorre o processo de inclusão escolar nos anos iniciais de escolarização através do apoio educativo, disponibilização de recursos, serviços pedagógicos, recursos de acessibilidade ou outras adaptações necessárias.

 

Dados técnicos

Título: X Frágil E Inclusão Escolar
Autor: Monaliza Haddad
ISBN: 978-85-8746-71-2
Páginas: 160
Formato: 16 x 23cm
Editora: Reino Editorial

Compre aqui: amazon