Lições do Titanic sobre riscos e crises

Lições do Titanic sobre riscos e crises

O RMS Titanic era o maior e mais luxuoso navio de sua época. Considerado popularmente como inafundável, afundou em sua viagem inaugural em apenas duas horas e quarenta minutos, após colidir com um iceberg na noite de 14 de abril de 1912. Utilizando o Modelo dos 5 Estágios de uma Crise desenvolvido pelo autor, assim como informações contidas nos inquéritos oficiais sobre o naufrágio do Titanic, este livro revela a sequência de eventos que contribuíram para o desastre, assim como as lições deste fato histórico para a gestão de riscos e a prevenção de crises em empreendimentos nas organizações.
Crises, tanto em projetos quanto em estratégias organizacionais, podem ser evitadas. Crises não acontecem por acaso, são formadas pelo efeito dominó de pequenos eventos que, separadamente, parecem não ter importância, mas que se combinam e acabam resultando no insucesso do empreendimento.
Este livro examina os fatores que contribuíram para o desastre do RMS Titanic assim como o conjunto de sintomas e alertas presentes neste caso histórico que servem como lições para a gestão de riscos e prevenção de crises nas organizações.

—–  ooooo  —–

“Um importante alerta para executivos e lideranças em todos os níveis hierárquicos sobre a importância de determinadas atitudes e comportamentos frente ao risco, comunicação aberta, colaboração, saber escutar, trabalho em equipe e comprometimento para prevenção de crises e sucesso de empreendimentos estratégicos.”
• Great Place to Work® - Empresa responsável pela pesquisa “As 100 Melhores Empresas para Trabalhar” da Revista Fortune.

“O livro aborda um tema que, pela sua importância, deve ser parte integrante da gestão de qualquer empreendimento, trazendo lições essenciais para o gerenciamento de riscos e a prevenção de crises.”
• Francisco Rocha, Diretor da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) e Diretor da UTC Engenharia.

“Uma reflexão importante e necessária sobre os fatores que podem determinar as chances de sucesso ou fracasso de um projeto, transmitida de uma forma pragmática e lúdica.”
• Mauricio Harger – CEO Mexichem Brasil.

“As lições aprendidas da tragédia do Titanic podem ser aplicadas em todas as empresas.”
• Paulo Gustavo Franklin de Abreu – Head of Business Collaboration and Strategy, Corporate Planning, Embraer.

“Os conceitos desta obra são muito importantes para a formação dos nossos gerentes, e contribuirá para o novo Brasil que virá.”
• Gerson Ricardi, Diretor da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) e Diretor da Odebrecht Engenharia Industrial.
Dados técnicos
Título: Lições do Titanic sobre riscos e crises  (2ª Edição Revista e Ampliada)
Autor: Pedro C. Ribeiro
ISBN: 978-85-63249-61-6
Páginas: 176
Peso: 245 g
Formato: 14 x 21 cm