Dr Wesley Bandeira – Mantendo a saúde mental e emocional

Dr Wesley Bandeira – Mantendo a saúde mental e emocional

Manter a saúde em dia gera a consequência de uma vida melhor e, ao falarmos de saúde, abrangemos muito mais que o físico. O nosso organismo é composto por aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais. Ou seja, para estar com uma boa saúde é preciso manter estável todos esses aspectos.
A mente e a emoção andam muito próximas e variadas são as causas que ocasionam problemas mentais, dentre eles traumas do passado, situações de forte desequilíbrio emocional e outras causas de cunho genético. Todos nós estamos passivos a ter comprometimentos mentais, assim como podemos fazer movimentos para garantir nos mantermos saudáveis, tanto mentais como emocionalmente.
Saúde emocional e mental são distintas, porém estão relacionadas, já que uma pessoa mentalmente doente não pode estar emocionalmente saudável. Algumas pessoas se encontram em estágios onde é indispensável a interferência de um profissional, mas quando não é este o caso, pode-se evitar que muitos problemas surjam no decorrer da vida. E não são atitudes difíceis. Na verdade, todos nós podemos adotá-las no dia a dia.

Melhorar o pensamento
O pensamento é o início de tudo. Pensamos, sentimos e depois agimos. Caso alimentemos hábitos e pensamentos negativos, eles se tornarão realidade.

Ser otimista
Pensamentos de esperança e otimismo são fundamentais, mesmo quando a situação não é favorável.

Fazer o que gosta
É necessário ter satisfação na vida, gerar sentimentos que te faça sentir-se feliz, com amor próprio, boa autoestima.

Evitar o isolamento
A solidão é uma experiência que deve ser vivida dentro dos seus limites e é necessária muita maturidade para isso. Mesmo que você goste dos seus momentos de solidão, nunca deixe ultrapassar a normalidade. Procure pessoas, faça amigos, esteja com eles, converse e se distraia.
O que importa é ter a consciência de que o cuidado é a chave para uma boa saúde. Não dê muita importância ao que é negativo, não comprometa sua saúde alimentando raiva e ressentimentos. Lembre-se que a harmonia parte do comportamento de cada um de nós.