Comando Verde

Comando Verde

A realidade das favelas e comunidades do Rio de Janeiro costuma ser mostrada de forma caricata e fragmentada nas reportagens jornalísticas e estudos que são apresentados à população sobre o tráfico. Da mesma forma, poucas pessoas de fato sabem o que está por trás das ações militares que ocorreram para ocupar e pacificar esses locais.
Através de uma história empolgante e vibrante, o leitor poderá entender como de fato funcionam as relações pessoais nesses locais, bem como entender os conflitos e desafios que envolvem as pessoas responsáveis pelas Forças de Segurança. Em um enredo cativante e emocionante, os autores conseguem mostrar através da ficção uma realidade até então desconhecida da maioria dos brasileiros.

Sinopse
Poucos dias antes da invasão dos Complexos da Penha e do Alemão, o tenente do Exército Brasileiro Maurício Gavião descobre que seu melhor amigo, um jornalista que investigava a origem dos ataques do Comando Vermelho no Rio, caiu refém de bandidos que atuam naquela região. Gavião decide, então, reunir um grupo de militares experientes para tentar resgatar o amigo. A empreitada é desastrosa. No entanto, é nesta ação que o tenente se apaixona por uma das principais líderes do tráfico do Complexo da Penha.
A atração proibida entre os dois serve apenas de pano de fundo para uma história cheia de tramas paralelas, que vão se desenvolvendo à medida em que detalhes verdadeiros, nunca antes publicados, da invasão e posterior ocupação destas favelas são expostos de maneira simples e direta.
Comando Verde foi escrito como se fora um roteiro de cinema a quatro mãos por um jornalista com vasta experiência no setor de segurança nacional e internacional e um coronel do Exército Brasileiro. O coronel foi uma das peças-chave da Operação Arcanjo de pacificação e coletou dados durante os seis meses em que viveu no morro.
Com muito humor e recheado de intrigas, traições e sexo, o livro prende a atenção do leitor do início ao fim.

Dados técnicos

Título: Comando Verde – Por dentro da Força de Pacificação do Exército no Complexo da Penha
Autores: Fernando Montenegro e Marcos Ommati
ISBN: 9788591697700
Páginas: 304
Peso: 450 g
Formato: 16×23 cm